quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Produção do município

 Produção do município
Nas décadas de 70 e 80 a economia ecoporanguense se baseava nas grandes lavouras de café e grandes pastagens. A população do município era muito maior que hoje. O café tornou-se a grande força geradora de emprego e renda. No início da década de 90 os moradores da cidade iniciaram um grande êxodo rural e foram buscar melhores condições em grandes cidades como Vitória e Belo Horizonte. Com o êxodo, a agricultura do município decresceu muito e ficou por muitos anos na estagnação. Nos últimos anos com o início da extração em grande escala de rochas ornamentais a cidade voltou a se desenvolver e alavancou o crescimento a agricultura.
As principais atividades desenvolvidas na região são voltadas para a pecuária, piscicultura, pesca, indústria de mineração, madeireira, moveleira, farinheiras, alcooleira e agricultura.
Em função do baixo índice pluviométrico, a produção agrícola depende diretamente da disponibilidade hídrica dos mananciais, os quais sofrem a obstrução através de diversas barragens existentes ao longo desses corpos hídricos, para serem captadas e utilizadas pelos mais variados sistemas de irrigação nas lavouras agrícolas.

Atualmente a economia está baseada nas poucas lavouras de café existentes, na pecuária de leite e carne e extração de granito. A principal atividade econômica é a pecuária bovina de corte, que cresce progressivamente através de extensivas pastagens, seguida pela extração de minerais (granito) e pela cafeicultura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário