quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Aspectos Sociais do município

Aspectos Sociais do município
Pobreza e Transferência de Renda
Conforme dados do último Censo Demográfico, Ecoporanga, em agosto de 2010, a população total era de 23.212 residentes, dos quais 2.202 se encontravam em situação de extrema pobreza, ou seja, com renda domiciliar per capita abaixo de R$ 70,00. Isso significa que 9,5% da população municipal vivia nessa situação. Do total de extremamente pobres, 886 (40,2%) viviam no meio rural e 1.316 (59,8%) no meio urbano.
No acompanhamento do Plano Brasil Sem Miséria, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) utiliza as informações do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Ele provê dados individualizados, atualizados no máximo a cada dois anos, sobre os brasileiros com renda familiar de até meio salário mínimo per capita, permitindo saber quem são, onde moram, o perfil de cada um dos membros das famílias e as características dos seus domicílios.
De acordo com os registros de março de 2013 do Cadastro Único e com a folha de pagamentos de abril de 2013 do Programa Bolsa Família, Ecoporanga conta com 5.964 famílias registradas no Cadastro Único e 2.460 famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (41,25% do total de cadastrados).
O município apresenta uma cobertura cadastral que supera as estimativas oficiais, de maneira que a gestão municipal do Cadastro Único deve concentrar esforços na qualificação das informações registradas e na atualização dos dados familiares. Com isso, Ecoporanga poderá abrir espaço para incluir no Bolsa Família as famílias em extrema pobreza já cadastradas e que ainda não recebem os benefícios.

De junho de 2011 a janeiro de 2013, o município inscreveu no Cadastro Único e incluiu no Programa Bolsa Família 97 famílias em situação de extrema pobreza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário