quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

O granito em Ecoporanga

As Indústrias
O setor industrial começa a dar mostras de se tornar importante setor econômico do Município, fruto de um trabalho de atração de empresários externos, o que começa a ser concretizado com a implantação de indústrias de granito.
O Município, rico em rochas graníticas, possuía três empresas que extraia a matéria-prima e comercializa em blocos brutos, sem beneficiamento, são elas: Granitos Ecoporanga Ltda, Granitos Lageado Ltda. e Granitos Matatias Ltda.
Os recursos minerais são rochas ornamentais e materiais de construção.
Na região, grande produtora nacional de rochas, os materiais ornamentais mais importantes são agrupados em linhas comerciais, denominadas "amarelo", "branco", "verde" e "exótico".
As principais concentrações de pedreiras de rochas ornamentais se localizam a noroeste de Ecoporanga, entre esta cidade e Ribeirãozinho, nos arredores de Cotaxé e entre esta localidade e o povoado de Santa Luzia do Norte.
Estas rochas incipientemente intemperizadas mantêm as propriedades físicas essenciais, mas ganham as tonalidades amarelas que as tornaram de grande procura e valor nos mercados nacional e internacional. Além da cor, outro motivo do valor dos materiais da linha dos amarelos é a relativa facilidade de corte, uma vez que o intemperismo incipiente abranda a dureza da rocha.
Os principais materiais ornamentais extraídos pertencem à linha dos amarelos, tais como as designações comerciais Santa Cecília (Dark e light), Santa Helena e Gold 500 .Da fácies norítica da intrusão de Cotaxé se extrai o Preto Cotaxé ou Pedra São Benedito.
GRANITO SANTA CECÍLIA
Empresas: Granasa, Tracomal, Itaúnas, Mineração ATT, Grupo R. Rangel,
Granitos Matatias, Progema, PJ Mineração
Denominação comercial: GRANITO SANTA CECÍLIA DARK
Características: Rocha com estruturação gnáissica e granulação variável de fina a grossa. Mostra orientação definida pela disposição preferencial das palhetas de biotita e estiramento do quartzo e feldspato. A composição é essencialmente quartzo-feldspática, sendo os cristais de feldspato os de maior granulação. Os cristais de biotita são finos, de coloração preta e ocorrem isolados ou constituindo agregados. A granada ocorre na forma de cristais isolados e, às vezes, envoltos por finas palhetas de biotita. Microfissuras intragranulares nos cristais de feldspato e microfissuras intergranulares encontram-se preenchidas por material secundário de coloração laranja. Por isto, a coloração laranja predomina nos espaços intergranulares e nas bordas dos cristais de feldspato. Os núcleos desses cristais e outras áreas mostram coloraçãoesbranquiçada.
Denominação comercial: GRANITO COTAXÉ
Características: Rocha com textura sub-ofítica, equigranular e de granulação fina. A composição é essencialmente feldspática (plagioclásio), seguida por cristais de piroxênios e de palhetas de biotita. A rocha mostra coloração escura, com pontos de coloração preta e poucos pontos com coloração esbranquiçada.
Denominação comercial: GRANITO SANTA CECÍLIA
Características: Rocha com estruturação gnáissica, granulação média a grossa, caracterizada pela presença de bandas de composição quartzo-feldsp ática, alternadas por linhas interrompidas e por cristais isolados de biotita e granada. Mostra orientação definida pela disposição preferencial dos cristais de biotita, de coloração preta. A granada tem coloração vermelha e se encontra dispersa ou associada às palhetas de biotita. Microfissuras intergranulares e intragranulares estão preenchidas com material secundário de coloração amarelada (hidróxidos de ferro). Os espaços intergranulares e as bordas dos cristais de feldspatos mostram coloração amarelada. Contrastando com as bordas, as partes internas dos cristais de feldspato mostram coloração esbranquiçada.
Denominação comercial: GRANITO SANTA CECÍLIA LIGHT
Características: Rocha com estruturação gnáissica, caracterizada pela presença de bandas de composição quartzo-feldspática, alternadas com linhas interrompidas e cristais isolados de granada e biotita. Mostra granulação predominatemente grossa, com presença de cristais centimétricos de feldspato e orientação definida pela disposição preferencial dos cristais de biotita, de coloração preta. Ocorrem cristais de granada, de coloração vermelha, envoltos por palhetas de biotita. Os cristais de quartzo e de feldspato mostram coloração cinza esbranquiçada que, em algumas partes da rocha, é substituída por uma coloração amarelada. A rocha apresenta um alto grau de microfissurament
Denominação comercial: GRANITO BOA VISTA
Características: Rocha com estruturação gnáissica, caracterizada pela presença de bandas de composição quartzo-feldspática e por cristais isolados de biotita e granada. Mostra granulação variável de fina a média, com orientação pouco pronunciada e definida pela disposição preferencial de palhetas de biotita. Os cristais de granada, de granulação fina a média e coloração vermelha, ocorrem associados às palhetas de mica ou dispersos na rocha. O quartzo tem coloração cinza e os feldspatos são esbranquiçados. A rocha apresenta baixo grau de microfissuramento.
Denominação comercial: GRANITO BRANCO ROMANO
Empresa: Pedreira Santo Onofre
Classificação petrográfica: Granada leucogranito
Composição mineralógica: feldspato, quartzo, granada, biotita, fibrolita
Descrição Textural: Rocha de granulação média, composta essencialmente de feldspato e quartzo. Os cristais de granada vermelha têm granulação fina a média. O feldspato tem coloração esbranquiçada e o quartzo é acinzentado. Ocorrem finos agregados de fibrolita. A rocha apresenta baixo grau de microfissuramento.
A presença de agroindústrias no município é pouco significativa para a economia local, resumindo-se a três indústrias de bebidas: a) Indústria e Comércio Bebidas Lajeado Ltda. (Aguardente de Cana Ferreirinha); b) Aguardente Colibri; c) Aguardente Santaninha. Ecoporanga faz parte dos municípios que compõem a rodovia do granito. A BR -342 corta 5 municípios capixabas e além do setor de granito e mármore, beneficia o escoamento da produção. 
O granito de Ecoporanga ganha mercado mundial. Os blocos de granito são exportados para China e Itália. 90% das chapas são exportadas para os Estados Unidos e com o alavancamento da indústria, a oferta de emprego no município aumentou muito, oferecendo a população empregos diretos qualificados.
As pedreiras de minerações e garimpos de rochas ornamentais (a grande maioria) brita e pedra de talhe, ativas e inativas. Muitos afloramentos de rochas graníticas mostram detonações (fogaço ou fogo de martelo) para prospecção de rocha ornamental. Foram coletadas amostras na maioria dos afloramentos descritos.
Análises geoquímicas foram realizadas sobre 13 amostras de unidades diversas da área. Duas do setor entre Cotaxé e Imburana, e uma do biotita granito isotrópico da borda da intrusão charnockítica situada a oeste de Cotaxé.
As amostras de chapas
O nome Pedra Pontuda (Tuller 2000) poderia ser aplicado à intrusão granítica do extremo noroeste, foram delimitadas as intrusões charnockíticas de Cotaxé, Muritiba e outros corpos menores, na parte norte ocorre também um granito fino a médio, não foliado, em raros veios tardios, mas que, na quase totalidade das vezes, só se encontra em campos de blocos e matacões isolados. As intrusões predominantemente compostas de charnockito, com norito e/ou granito subordinados, nos arredores de Cotaxé e Muritiba, a norte de Ribeirãozinho e a oeste de Santa Luzia do Norte.
- Diabásio
Foi encontrada uma ocorrência de diabásio, livre de deformação, provavelmente um dique de idade cretácica, que aflora na Cachoeira Arco Íris, nos arredores de Ecoporanga.
A rocha tem textura ofítica, equigranular, de granulação média. É essencialmente composta por plagioclásio (zonado ou não), clinopiroxênio e ortopiroxênio. Observa-se pseudomorfos de oliva serpentinizada. Ripas de ilmenita e magnetita cúbica são os principais minerais opacos.
- Aluvião
Os aluviões são muito pouco expressivos na área mapeada e concentram-se na porção centro-norte Ecoporanga, principalmente na calha do Rio Cotaxé (ou Braço Norte do Rio São Mateus). São depósitos predominantemente arenosos, com cascalhos de seixos de quartzo subordinados e raros depósitos de lama. 
INDÚSTRIAS DA MADEIRA

Este gênero de indústria, composto basicamente por serrarias, antes um ramo importante para a economia do município, hoje se encontra em franco decréscimo devido ao esgotamento das fontes de matéria-prima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário