terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Hidrografia do município de Ecoporanga

  • Hidrografia do município de Ecoporanga
Os rios do nosso município são afluentes da 2ª maior bacia do estado - a do São Mateus. O rio Cotaxé faz parte da bacia do rio São Mateus. Sua macrorregião hidrográfica é o Atlântico Leste. O Cotaxé ou Braço Norte do rio São Mateus é o principal do Município, com 244 km de extensão, e uma de suas nascentes se localiza no município de Ouro Verde, em Minas Gerais. Como este rio tem vários afluentes, muito deles estão no município de Ecoporanga. Os principais são Peixe Branco, Córrego Bonfim, Rio da Prata, Córrego Mutum, Córrego Ribeirinho, Córrego Jatuti Grande, Jabuti do Meio, Dois de Setembro, Quinze de Novembro e Santa Rita. Além desses afluentes, há outros contribuintes de pequeno porte. Tem também alguns afluentes que está situado em Ataléia –MG o Cibrão, o Corgão e  o rio Norte que corta a cidade de Ataléia. Esse curso d’água como seus afluentes, possuem muitas corredeiras e pequenas cachoeiras. A largura máxima do rio é de 15 metros, aproximadamente.
Os dois maiores afluentes em nosso município é rio Dois de Setembro que banha a cidade de Ecoporanga, sede do município e o outro, é rio Quinze de Novembro, que serve de divisa com o município de Vila Pavão à sudoeste do nosso município. Existem ainda muitos córregos no município, como o Oswaldo Cruz, Córrego do Peixe, Córrego do Café, Córrego do Bananal, Córrego da Palmeira, Córrego do Carrapato e outros mais. O rio Cotaxé serve de limite estadual, de sudeste a norte do nosso município em uma extensão de 43 Km, desde a foz do Ribeirão Peixe Branco até a foz do córrego Muritiba.
A água brota por todos os lados. Temos uma fonte de água mineral pura e cristalina, nascida na propriedade do sr. Raimundo Machado(in memorian) que fez a canalização dessa água com recursos próprios, sendo uma média de 3 km até à cidade e distribui gratuitamente para toda a população .
O nosso município é muito rico em nascentes de água. Recentemente, foi feito, junto com o Ministério Público, um trabalho de proteção de nascentes que resguardou pelo menos 20 de mais de 70 olhos. Existem ações positivas por parte do município, com o início dos acontecimentos de conscientização, que são as visitas ecológicas às nascentes dos rios que banha o nosso município.

Em contrapartida, os rios do nosso município sofrem com sérios problemas como assoreamento com destruição de parte da mata ciliar, desmatamento de suas margens e lançamento de efluentes domésticos. Cabe ressaltar que o esgotamento sanitário do núcleo urbano e até mesmo rural é lançado nos rios ecoporanguenses.  Mesmo assim ainda podemos encontrar alguns tipos de peixes: Piabanha, Vermelha, Lambari, Piaus, Curimatãs, Cascudo, Traíra, Bagre Africano, Curvina, Tilápia, Camarão de água doce e bagre roncador. 
Os rios provocam erosão no relevo, modificando-o. Em seu percurso, a força das águas dos rios retira pequenos pedaços de rocha, chamados sedimentos e os transporta para outros lugares, como o fundo do rio ou a sua foz.
 Estudos que apontam que Ecoporanga é uma região em acelerado processo de desertificação devido a rápida retirada de suas matas, grandes monoculturas de eucaliptos e grandes áreas de pastagens, assim como a má utilização do solo e o rápido aparecimento das erosões, que assoream o leito do Rio, lixos e  esgotos industriais e domésticos. A propósito, comentando sobre o assoreamento, que devido às faltas de matas de topos de morros, matas ciliares, mau manejo do solo, os materiais sólidos como pedras, terras, areias, se depositam no leito do rio, diminuindo sua profundidade, provocando conseqüências como no mínimo as enchentes, assim como o lixo que é jogado diretamente no leito do rio pela população.
As ações são emergentes, a participação governamental, não governamental e de cada cidadão, é fundamental. Se começarmos com uma mobilização social mais efetiva, com certeza teremos uma recuperação ambiental, social e econômica mais eficiente, legando assim aos nossos sucessores e gerações futuras, uma terra e casa mais equilibrada, onde terão uma harmonia com o meio ambiente e uma melhor qualidade de vida.
Por situarmos em uma região de planaltos, no nosso município existem belas cachoeiras, elas servem como pontos de atração e deixam a paisagem radiante.

Texto retirado do livro Ecoporanga "Minha Terra" de autoria de Ana Fritz, professora do Sistema Municipal de Ensino de Ecoporanga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário