terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Aspectos Físicos

Aspectos Físicos
O município é marcado por cachoeiras e pedras de grande beleza.
O município de Ecoporanga, era primitivamente coberto pela Mata Atlântica, desde 1928, com a construção da ponte sobre o rio Doce, propiciou a consolidação do ciclo extração madeireira dando lugar as lavouras temporárias.
Devido a qualidade a sua extração foi inevitável causando a escassez das madeiras de lei do nosso município, entretanto hoje encontramos poucas áreas florestais que formavam a extinta mata atlântica do nosso país.
Os rios hoje possuem menor volume de água como conseqüência do extrativismo madeireiro.
Além do mais a pecuária realizada de forma extrativista tem levado a degradação de pastos e solo, causando grandes danos ao meio ambiente. Nos últimos anos tais danos ambientais têm sido intensificados com a introdução da exploração desordenada do granito.


O meio ambiente natural é tão importante a ponto do artigo 225 da nossa Constituição Federal afirmar: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para presentes e futuras gerações”.

Texto retirado do livro Ecoporanga "Minha Terra" de autoria de Ana Fritz, professora do Sistema Municipal de Ensino de Ecoporanga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário