quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

As paisagens do município


Atividades para trabalhar na sala de aula sobre o município de Ecoporanga -  UNIDADE I - Paisagem

• Analise fotos e converse com seus colegas a respeito da forma como essas paisagens foram ocupadas pelas pessoas.
Vista panorâmica da cidade
Fonte:secult.es.gov.br
 
gado leiteiro
www.folhadonorte.com.br
 
cachoeira bonita
www.flogao.com.br
Trecho que liga Ecoporanga a Três Vendas, em Barra de São Franciscoj ornalocapixaba.com.br





 Paisagem – grande variedade 
 Paisagem é tudo aquilo que podemos observar.
Existem dois tipos de paisagem: A paisagem natural e paisagem humanizada.
 • A paisagem natural é aquilo que vem de origem da natureza, sem interferência da mão humana, como a vegetação.
 • A paisagem humanizada é aquela que sofreu transformações em resultado da intervenção humana.
 Cada paisagem é diferente da outra. Essas paisagens se formaram pela ação da natureza, mas o homem, com o seu trabalho, transformou a maioria delas.
 __ Será que você conseguiria explicar o que é uma paisagem?
Estudar geografia é descobrir paisagens.
 Paisagem é tudo que você pode enxergar ao seu redor.

   Descrição da paisagem 
Cidade - Quadras limitam por ruas ou avenidas, com construções como casas, prédios e fabricas. Aparecem também praças e jardins. O espaço é quase todo ocupado por construções, que são mais concentradas na área do centro.
Campo - Aparecem grandes áreas de plantações, de criação de gado e silvicultura ou de extrativismo (vegetal ou mineral). Podem ocorrer também nas áreas de cobertura vegetal nativa. Nas regiões mais desenvolvidas, aparecem agroindústrias.

 __ Escreva no seu caderno algumas frases explicando o que você entende por paisagem.

 Observando e refletindo
 Em um caminho comum, que eu faço todos os dias, posso observar muitas coisas e até mesmo refletir sobre elas, o caminho é igual, mas muitas coisas diferentes podem acontecer em um mesmo caminho.
 • Observe o caminho que você faz de sua casa até a escola.
Pesquisa em jornais, revistas e fotos de lugares com características semelhantes ao espaço onde mora.
 • Desenvolver redações ou poesias sobre os locais estudados.

 “Com algumas pedras
 Fez um círculo, a mãe natureza
Só indo a Ecoporanga
 Se conhece tal beleza! “
 ( Ana Fritz)

 • Conhecer a paisagem da localidade onde moram.
 1- Escolham uma paisagem que mais chama a sua atenção no lugar em que mora se possível, fotografe o lugar escolhido.
Outra possibilidade é pesquisar uma imagem do lugar em que moram nos sites de busca na internet.
Fonte:  http://www.google.com/maps/about/explore/ Acesso em: 16 de março de 2013
 2- Com o uso de uma câmera, registre a imagem de uma paisagem do lugar em que mora e que mais chama a sua atenção.
 3- Abaixo da imagem escreva uma frase justificando a sua escolha. Lembre-se é necessário identificar o lugar que foi fotografado e quem registrou a imagem, conforme o exemplo abaixo:
 Imagem: Lugar onde foi capturada a imagem Autor: nome do aluno Data: dia, mês e ano
 • Organização de um painel das” Paisagens do meu município”.
 4- Escolham cinco imagens das paisagens do lugar onde moram e que mais chamaram a sua atenção. 


                                    PAISAGENS DO MEU MUNICÍPIO


 Imagem: Painel organizado a partir de fotos de paisagens da cidade de Ecoporanga-ES
 Fonte: http://pmesmec.blogspot.com.br/  
Data: 10 de Novembro de 2012 

 5- Organize um momento para a apresentação do álbum de imagens das ”Paisagens do meu município”. Os alunos terão a oportunidade de contar para os demais colegas os motivos de suas escolhas, o que possibilita ampliar as escalas de análise e de discussão. Se possível, leve para a sala de aula o mapa político do município e da cidade/distrito em que moram, o que facilita localizar os lugares em que as imagens foram registradas. Durante as apresentações, poderão acompanhar as imagens dos painéis e as explicações dos colegas. O painel poderá ser feito em programa próprio que cria e edita desenhos, além de exibir e editar fotos digitalizadas, o que possibilita usar a criatividade.

 Trabalhando no Lied 
1- Oriente os alunos a realizarem o download do programa Google Earth no endereço web http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html e, sempre que necessário, poderá ser utilizado para o desenvolvimento de outras atividades. Acesso em: 13 de março de 2013 
 2- Depois, peça aos alunos que acessem o Google Earth e, na barra de ferramentas, o último link, o Google Maps no endereço web http://maps.google.com/maps Acesso em: 13 de março de 2013
 3- Oriente os alunos a pesquisarem no Google Maps o município/distrito em que moram; basta digitar na barra de ferramentas o nome do município/distrito e solicitar a pesquisa.
 PRODUÇÃO DE TEXTO
• Descrevendo sobre a paisagem observada:
a) se encontrou um rio:
 - Escreva seu nome; 
- Diga se é largo, estreito, se tinha muita ou pouca água.
b) se viu montanhas: 
- Diga como eram: altas ou baixas; 
- Cobertas ou não de vegetação.
c) se viu campos: 
- O que se cultivavam neles; 
- Se eram cobertos ou cercados.
d) As casas da sua localidade: 
- De que eram construídas (madeira, barro, cimento); 
- Quais as suas formas e tamanhos (altas, baixas, quadradas ou retangulares).
e) Se encontrou fábricas ou indústrias: 
- Escreva seus nomes; 
- Diga se eram grandes, pequenas ou médias, 
- Se tinham chaminés, depósitos; 
-Se estão localizadas no centro, ou afastadas da cidade.
 f) Outras coisas que tenham observado;
 g) Não se esqueça do título.

 Dicas de Leitura:
 O livro conta a história de uma garota que navega por um rio até encontrar a avó. Ao longo da viagem, a menina vê diferentes paisagens. O leitor abre o livro, lê desenho por desenho e, assim, chega ao final da história. Muitos pensam que só as palavras podem ser lidas. Este livro mostra que os desenhos também podem ser lidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário